Buscar
  • Agroflores

Zamioculcas: Guia de Cuidados e Dicas.

A Zamioculcas zamiifolia (mais conhecida como planta ZZ) é uma das plantas mais resistentes e perfeita para qualquer polegar marrom ou nova planta. Seu apelido, "planta ZZ" deriva das primeiras letras de seu nome.


A planta ZZ também é chamada de gema de zanzibar, zee zee, zizi ou simplesmente z. Variedades maiores ficam bem em vasos perto de portas e em cantos vazios. Plantas menores cabem perfeitamente em uma prateleira de escritório ou em uma mesa lateral.


Visão geral da Zamioculca


As plantas ZZ são comumente encontradas em salas de espera e edifícios de escritórios. Muitas pessoas geralmente as confundem com uma planta artificial por causa de suas folhas verdes e cerosas ricas.


Eles podem tolerar uma variedade de condições de crescimento e podem sobreviver mesmo após semanas de negligência. As plantas ZZ podem crescer até um metro e meio, mas normalmente atingem entre dois e três pés.


Dicas de Cuidados com as Plantas


Você realmente tem que tentar se você quer matar sua planta ZZ! Em outras palavras, é muito durável. Mas mesmo que uma planta ZZ possa suportar muita negligência, é melhor dar o devido cuidado se você quiser que ela cresça. Leia mais para descobrir como.



Luz: as Zamioculcas preferem luz brilhante e indireta, mas ainda podem sobreviver em condições de pouca luz. Essas plantas podem até prosperar com luz brilhante e fluorescente. Esta é uma das principais razões pelas quais elas são uma escolha popular para espaços internos sem janelas.


Uma coisa importante a lembrar é que as plantas ZZ não gostam da luz solar direta. Muita exposição direta ao sol pode causar folhas chamuscadas ou secas. Se isso acontecer, você deve mover sua planta para um local mais sombrio até que as folhas comecem a assemelhar-se ao estado verde normal.

Água: deixe o solo secar entre a rega. Não deixe sua planta repousar na água, pois ela pode facilmente causar podridão no caule e rizoma. Sua planta pode sobreviver meses sem água, mas crescerá mais rapidamente se for regada com mais regularidade.


É sempre melhor embaixo da água do que sobre a água, já que a morte por podridão radicular é mais provável de ocorrer com sua planta ZZ do que a morte por privação de água.


Temperaturas: A fábrica da ZZ geralmente prefere temperaturas entre 15 ° C -24 ° C. Prospera melhor em climas úmidos, mas pode tolerar climas menos úmidos, a menos que o ar esteja realmente seco. Nesse caso, você pode embaçar as folhas com água para combater o ar seco.


O crescimento atrofiado pode ocorrer se sua planta for colocada perto de uma abertura de ar condicionado e / ou se a temperatura cair abaixo de 15° F.


Toxicidade: você deve tomar cuidado ao manusear esta planta, pois contém cristais de oxalato de cálcio. Isso pode causar irritação na pele ou doenças mais graves, como dor de estômago. Os cristais de oxalato tornam a planta especialmente venenosa para cães e gatos, portanto, mantenha-a fora do alcance.


Ainda é seguro ter zamioculcas zamiifolia em sua casa, desde que você os mantenha fora do alcance de animais e crianças curiosas. Você deve lavar as mãos imediatamente após cuidar de sua planta ou usar luvas para minimizar o contato com a planta. Dê uma olhada no nosso guia de plantas venenosas para obter informações mais detalhadas.


Pragas: Pulgões como a “seiva” das plantas ZZ. Você pode ter uma infestação de pulgões se começar a notar marcas ou manchas amarelas incomuns em sua planta. Os pulgões se misturam facilmente às folhas, portanto, talvez seja necessário olhar mais de perto (especialmente porque eles gostam de se esconder embaixo das folhas). Você pode remover a maioria das pragas (limpando) as folhas com uma solução suave de água quente e sabão.


Problemas: Como mencionado anteriormente, a causa de morte mais comum da planta ZZ é a água em excesso. Lembre-se de deixar secar pelo menos os três primeiros centímetros do solo antes de regá-lo. Você saberá que a planta está profundamente submersa se as folhas começarem a cair. Você pode estar regando demais a sua planta ZZ se notar que as folhas estão ficando amarelas e caindo.


Esta planta é lenta para crescer. Pode demorar alguns anos para a sua planta crescer alguns metros. A melhor maneira de ajudar o processo de crescimento de sua planta ZZ é oferecer condições ideais de luz, água e temperatura. V



Agora que você conhece os cuidados básicos de uma planta ZZ, saiba o que fazer quando ela começar a florescer!


Fertilização: fertilize sua planta uma ou duas vezes nos meses de primavera, ou verão usando um fertilizante líquido diluído como 20-20-20.


Poda: as  plantas ZZ não requerem poda extensiva. Remova as folhas amarelas ao longo do ano e corte as hastes que estejam com mato alto. Lembre-se de usar luvas!


Replantio: Você não precisa replantar sua planta, a menos que ela esteja superando sua casa atual. As plantas ZZ se saem melhor quando  repotadas  na primavera. Escolha uma panela de tamanho único e com drenagem adequada. Retire a planta ZZ do seu vaso inicial. Limpeza e poda as raízes, conforme necessário. Replantar em vaso novo com solo de envasamento bem drenado. Água até o fundo escorrer.


Propagação:  Um método para propagar a planta ZZ é colocar um caule maduro na água e aguardar o surgimento de raízes. O segundo método é dividir a planta em duas a três plantas menores. No entanto, isso não deve ser feito com muita frequência, pois sabe-se que os rizomas das plantas ZZ crescem lentamente.


A planta ZZ é uma planta quase indestrutível que pode ser o complemento perfeito para qualquer divisão da sua casa ou escritório. O cuidado com Zamioculcas zamiifolia é fácil desde que você se lembre de mantê-lo longe da luz solar direta e de deixar seu solo secar entre as regas.


Se você tem filhos pequenos ou animais de estimação em casa, mantenha-o em uma prateleira alta e fora do alcance para garantir a segurança de todos. 

88 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Faça parte da nossa lista de emails

© Filipe Vedovato. 2020 por Marketing Agroflores.

marketing@agroflores.com | Telefone: (19) 3902-9030 

Matriz: Rod SP 107 km 27,5  - Santo Antônio de Posse, São Paulo - Brasil