Buscar
  • Agroflores

Como fazer um Jardim de Parede com Suculentas!

Atualizado: Jan 21

As suculentas são uma ótima maneira de adicionar frescor a qualquer espaço. Das peças centrais das mesas aos terrários suspensos, essas pequenas plantas desérticas de folhas grossas chegaram à cena da decoração de várias maneiras.


Se você deseja adicionar um pouco de cor ou interesse a uma parede da sua casa, um suculento jardim na parede pode ser exatamente o que você precisa. Em vez de emoldurar uma imagem, por que não um jardim inteiro?

As suculentas são uma excelente opção para um jardim vertical, graças ao seu regime de cuidado fácil e natureza difícil de matar. Com formas arrojadas e texturas exclusivas, você pode transformar qualquer espaço em um exuberante santuário botânico em apenas algumas etapas rápidas.


A melhor parte? Criar o seu próprio jardim de parede vivo pode ser mais fácil do que você pensa.


Se você deseja criar um suculento jardim de parede para o seu espaço, mas não sabe por onde começar, não se preocupe, temos tudo para você. Nosso guia passo a passo ajudarão você a criar uma exibição suculenta atraente por conta própria. Antes de começar, confira os materiais necessários abaixo.

Materiais de jardim de parede suculenta


Suculentas  - Escolha uma variedade de suas suculentas favoritas. Recomendamos a seleção de vegetação com folhas e caules que são planos, para que não fiquem muito afastados da tela. Para ter uma ideia melhor, dê uma olhada na nossa lista de suculentas recomendadas abaixo. Para fornecer uma referência para o número de suculentas que você pode precisar, usamos aproximadamente 35-40 suculentas para um quadro 11 × 14.


Moldura da caixa de sombra  - A moldura da caixa de sombra profunda permitirá espaço suficiente para adicionar solo e plantar suas suculentas. Recomendamos um quadro com as seguintes dimensões: “8 × 10”, “11 × 14” ou “16 × 20”, embora você possa criar uma exibição tão pequena ou grande quanto desejar.


Para ajudá-lo a determinar qual tamanho de moldura pode ser adequado para você, pense onde você gostaria de pendurar seu jardim suculento. Se você estiver interessado em usar um quadro padrão para o projeto, também poderá optar por criar sua própria caixa de sombra.


Plástico de paisagismo - O plástico de paisagismo será usado para proteger a caixa de sombra do solo e também ajudará a evitar a drenagem de água do monitor.


Pistola de cola quente - Use uma pistola de cola quente para aderir o plástico de paisagismo ao quadro.


Musgo esfagno - você usará o musgo esfagno para preencher a moldura da caixa de sombra, plantar suas suculentas e mantê-las frescas.


Tela metálica  - A tela metálica é ideal para manter o solo no lugar. Você pode encontrar isso na loja de ferragens local ou fazer o pedido on-line. Para este projeto, usamos 1in.x 2ft.x 25ft. rede para aves.


Pistola de grampos - Uma pistola de grampos ajudará a garantir que a malha de arame esteja bem presa à estrutura da caixa de sombras.


Tesoura - Serão necessárias tesouras para cortar materiais durante todo o projeto, portanto, certifique-se de tê-los à mão.


Está tendo problemas para decidir quais suculentas são adequadas para sua exibição? Use nossa lista recomendada abaixo para inspirar seu design.


Essas usinas de ar versáteis vêm em uma variedade de estilos, cores e tamanhos. Como mencionamos acima, será importante selecionar plantas que estão no lado menor, para que elas não fiquem muito afastadas da tela. Selecione plantas em cores variadas para dar ao seu jardim uma aparência mais versátil.


Também recomendamos escolher alguns tamanhos diferentes para trabalhar também. Recomendamos as seguintes suculentas:


  • Pérola azul ou Graptoveria

  • Gigante azul ou híbrido de Graptosedum

  • Lua prateada ou paquifitoBrilho dourado ou híbrido de Sedum

  • Soldado de chocolate ou Kalanchoe Tomentosa


Depois de escolher as suculentas que você deseja exibir, é hora de começar.

Leia mais para descobrir como.


Jardim de parede suculento passo a passo

Tempo do Projeto: 1 Hr


Etapa 1: Corte e aplique um pedaço do plástico da paisagem para encaixar na parte interna da moldura da caixa de sombra.


Corte plástico suficiente para que se estenda para cima e sobre as bordas externas da caixa de sombra. Coloque o plástico na caixa de sombra para garantir que você tenha o tamanho certo para encaixar no quadro.


Dica profissional: verifique se o pedaço de plástico que você usa é um pouco maior que a base da caixa de sombra. Você sempre pode cortar o excesso depois.


Etapa 2: use a pistola de cola quente para fixar o plástico da paisagem.


Cola quente ao longo das quatro extremidades do plástico e use os dedos para pressioná-lo no lugar. Seja cauteloso, pois a cola estará quente ao toque. Quando o plástico estiver seguro, use uma tesoura para cortar o excesso nas bordas.



Etapa 3: preencha a parte inferior do quadro da caixa de sombra com musgo esfagno. Adicione o suficiente para que a caixa esteja cheia.


Encha a caixa de sombra completamente, sacudindo-a de um lado para o outro para garantir que o musgo se espalhe uniformemente. Devido à sua capacidade de reter água, o musgo dará a suas suculentas a quantidade perfeita de umidade necessária para sobreviver.

Etapa 4: Coloque a malha de arame para caber na estrutura da caixa de sombra.


Depois de cortar a malha de arame, coloque-a na estrutura da caixa de sombra para garantir que ela se encaixe corretamente e se estenda nas bordas da estrutura de madeira. Quando tiver certeza de que tem o tamanho correto, prenda a malha no lugar usando uma pistola de grampo nas bordas.


Etapa 5: podar as raízes de cada planta suculenta para o plantio.


Agora, é hora de dar um novo lar às suas suculentas. Ao replantio, você precisará podar as raízes de cada uma para garantir um crescimento adequado e um jardim de parede suculento e próspero. Use as mãos para liberar as raízes do excesso de solo. Isso também facilitará o plantio de suas suculentas através da malha de arame.



Passo 6: Agora é hora de plantar suas suculentas na caixa de sombra.


Antes de pressionar as raízes das plantas suculentas no musgo, use os dedos para abrir espaço. Coloque sua suculenta na posição correta e pressione firmemente o musgo. Repita esta etapa até que o quadro da caixa de sombra esteja cheio de vegetação exuberante.


Afaste-se do seu design de vez em quando enquanto coloca suas suculentas para ter uma ideia melhor da aparência do produto final.


Dica profissional: quando o seu jardim suculento estiver quase terminando, se houver alguns lugares pequenos onde você possa ver o musgo, apenas corte pequenos pedaços de uma planta suculenta e use-os para preencher os buracos.


Passo 7: Pendure seu suculento jardim na parede e divirta-se!


Esses monitores fáceis de cuidar devem prosperar em qualquer lugar. Coloque a imagem suculenta viva em uma mesa, prateleira ou pendure na parede. Você vai querer esperar até que as plantas estejam firmemente enraizadas (entre quatro e 12 semanas) para retirar a tela. Pendure seu jardim em um local que fique moderado a luz do sol. Como as suculentas são plantas do deserto, elas desfrutam da agradável atmosfera acolhedora. Seja em ambientes internos ou externos, essa peça de decoração certamente trará vida a qualquer espaço.


Agora que você criou seu próprio jardim suculento, será importante continuar cuidando dele adequadamente. Siga as instruções de cuidados abaixo.

  • Regue as suculentas uma vez por mês. Coloque a tela em uma superfície plana e umedeça completamente o solo. Mantenha a tela pressionada por mais ou menos uma hora e verifique se o quadro está seco antes de pendurá-lo novamente. Lembre-se também de que a caixa não drena; portanto, tome cuidado para não regar demais as plantas suculentas.

  • Misture seu musgo uma vez por semana . O musgo no solo irá desfrutar da umidade leve.


Uma parede viva é uma maneira impressionante de exibir suas suculentas. Depois de criar um para sua casa, faça outro para outra pessoa. Este projeto de bricolage é o presente perfeito para quem aprecia algo fora do comum (independentemente de ter um polegar verde ou não!)

219 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Faça parte da nossa lista de emails

© Filipe Vedovato. 2020 por Marketing Agroflores.

marketing@agroflores.com | Telefone: (19) 3902-9030 

Matriz: Rod SP 107 km 27,5  - Santo Antônio de Posse, São Paulo - Brasil